Download gratuito – Personalidade Patológica

O que é uma personalidade narcísica, explosiva, ansiosa, masoquista, histérica, paranoide, dependente, sádica, depressiva ou antissocial? Quais os mecanismos biológicos e sociais envolvidos? Como compreender um fenômeno que tem sido responsável por pelo menos 50% das internações psiquiátricas, além de ser responsável por comportamentos tão diferentes como o suicídio, o uso de drogas, a delinquência, o alcoolismo, a evitação social, a depressão, o perfeccionismo, a somatização, a dependência afetiva, entre outros?

As interações entre o biológico e o psicológico e o social são máximas no campo do estudo das personalidades. Da mesma forma que alterações biológicas podem afetar a organização da personalidade, a maneira como a personalidade se organiza no campo psicossocial pode ter repercussões sobre o equipamento biológico. Geralmente, no estudo dos transtornos da personalidade há um reducionismo exclusivista que desconsidera essas intricadas interações, privilegiando ou o viés biológico ou o psicológico.

Neste livro, tenta-se não incorrer nesse erro, e este é um dos seus maiores méritos. A atuação clínica dos autores dá um direcionamento muito prático ao uso deste material, pronto para a consulta diária e de utilidade certa para médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, e profissionais pesquisadores das áreas jurídica, comportamental e social.