SEÇÃO 1. Ferramentas tecnológicas voltadas para tecnologias assistivas, acessibilidade e avaliação
Capítulo 1
Tecnologias assistivas no ensino-aprendizagem: transtorno específico da aprendizagem e deficiência intelectual (32)
Capítulo 2
O Uso da tecnologia para intervenções em crianças e adolescentes com transtorno do deficit de atençãoe hiperatividade (TDAH) (50)
Capítulo 3
Design instrucional com acessibilidade: estudo de caso da plataforma SELI (63)
Capítulo 4
Tecnologia assistiva na avaliação das habilidades receptivas de vocabulário de pessoa com surdez (80)
Capítulo 5
A utilização de app como recurso de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) em grupos sociocomunicativos de crianças e jovens não falantes com autismo e suas famílias (95)
Capítulo 6
A elaboração de uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação e da estimulação em linguagem (106)
Capítulo 7
A tecnologia como ferramenta de intervenção na linguagem (120)
Capítulo 8
Desempenho no Teste Informatizado de Avaliação das Funções Executivas (TAFE) por crianças com transtorno do espectro do autismo (134)
Capítulo 9
Árvore de decisão como modelo de análise em processos diagnósticos: discussão da sua aplicação em um estudo sobre desatenção e hiperatividade (150)
Capítulo 10
Tecnologia assistiva em teleatendimento colaborativo: reflexões sobre desafios e possibilidades do trabalho em equipe a favor da autonomia (162)
SEÇÃO 2. Jogos eletrônicos e jogos sérios como recurso tecnológico para auxiliar na educação e saúde
Capítulo 11
Jogos sérios em saúde: conceitos e aplicações (180)
Capítulo 12
Intervenção neuropsicológica com o uso de jogos sérios em disfunção executiva em crianças com transtornos do desenvolvimento (197)
Capítulo 13
Terapia domiciliar com uso de videogames para desenvolvimento e aprimoramento da funcionalidade em pacientes neurológicos (210)
Capítulo 14
O uso de jogos eletrônicos na educação para crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão narrativa (223)
Capítulo 15
Jogos digitais aplicados no ensino de Biologia (doenças virais) para crianças e adolescentes no processo de aprendizagem (239)
SEÇÃO 3. Tecnologias e técnicas não invasivas e suas aplicações em saúde e educação
Capítulo 16
Potencialidades da espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) para o estudo do cérebro em desenvolvimento na primeira infância (258)
Capítulo 17
O uso da espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) como técnica de neuroimagem em pesquisas sobre o transtorno do déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) a partir de uma perspectiva dimensional e de heterogeneidade (274)
Capítulo 18
Espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS): aplicações em pesquisas na área educacional (290)
Capítulo 19
Eletroencefalografia: como a técnica eletrofisiológica pode auxiliar a compreensão de processos cognitivos na aprendizagem e na saúde (306)
Capítulo 20
Fisiologia e educação: como estudos com eletrocardiografia e medidas de condutância da pele podem contribuir para a construção de um ambiente propício para a aprendizagem (325)
Capítulo 21
Estimulações cerebrais não invasivas: as aplicações de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) na aprendizagem e na clínica (340)
SEÇÃO 4. Tecnologias de processamento de imagens como ferramentas para auxiliar nos processos de avaliação cognitiva e de reabilitação
Capítulo 22
Métodos de rastreio de movimento ocular aplicados à saúde e à educação (363)
Capítulo 23
Uso de sistemas de eye-tracking para avaliação de pessoas com autismo e síndrome de Rett (380)
Capítulo 24
Relação entre estresse e mães de indivíduos com autismo: um estudo usando FaceReader (393)
Capítulo 25
FISIOBEM – Software para auxílio no tratamento da paralisia facial (408)
SEÇÃO 5. Desafios dos sistemas de informação em educação e saúde
Capítulo 26
Sistemas de informação em saúde no atendimento clínico (425)
Capítulo 27
Gestação de risco e prematuridade: aplicativos móveis disponíveis na web para o sistema Android (444)
Capítulo 28
Desafios da COVID-19 na educação: o cuidado e educação (456)