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SEÇÃO 1. Ferramentas tecnológicas voltadas para tecnologias assistivas, acessibilidade e avaliação

 Capítulo 1

Tecnologias assistivas no ensino-aprendizagem: transtorno específico da aprendizagem e deficiência intelectual (32)

Capítulo 2

O Uso da tecnologia para intervenções em crianças e adolescentes com transtorno do deficit de atençãoe hiperatividade (TDAH) (50)

Capítulo 3

Design instrucional com acessibilidade: estudo de caso da plataforma SELI (63)

Capítulo 4

Tecnologia assistiva na avaliação das habilidades receptivas de vocabulário de pessoa com surdez (80)

Capítulo 5

A utilização de app como recurso de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) em grupos sociocomunicativos de crianças e jovens não falantes com autismo e suas famílias (95)

Capítulo 6

A elaboração de uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação e da estimulação em linguagem (106)

Capítulo 7

A tecnologia como ferramenta de intervenção na linguagem (120)

Capítulo 8

Desempenho no Teste Informatizado de Avaliação das Funções Executivas (TAFE) por crianças com transtorno do espectro do autismo (134)

Capítulo 9

Árvore de decisão como modelo de análise em processos diagnósticos: discussão da sua aplicação em um estudo sobre desatenção e hiperatividade (150)

Capítulo 10

Tecnologia assistiva em teleatendimento colaborativo: reflexões sobre desafios e possibilidades do trabalho em equipe a favor da autonomia (162)

SEÇÃO 2. Jogos eletrônicos e jogos sérios como recurso tecnológico para auxiliar na educação e saúde

Capítulo 11

Jogos sérios em saúde: conceitos e aplicações (180)

Capítulo 12

Intervenção neuropsicológica com o uso de jogos sérios em disfunção executiva em crianças com transtornos do desenvolvimento (197)

Capítulo 13

Terapia domiciliar com uso de videogames para desenvolvimento e aprimoramento da funcionalidade em pacientes neurológicos (210)

Capítulo 14

O uso de jogos eletrônicos na educação para crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão narrativa (223)

Capítulo 15

Jogos digitais aplicados no ensino de Biologia (doenças virais) para crianças e adolescentes no processo de aprendizagem (239)

SEÇÃO 3. Tecnologias e técnicas não invasivas e suas aplicações em saúde e educação

Capítulo 16

Potencialidades da espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) para o estudo do cérebro em desenvolvimento na primeira infância (258)

Capítulo 17

O uso da espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) como técnica de neuroimagem em pesquisas sobre o transtorno do déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) a partir de uma perspectiva dimensional e de heterogeneidade (274)

Capítulo 18

Espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS): aplicações em pesquisas na área educacional (290)

Capítulo 19

Eletroencefalografia: como a técnica eletrofisiológica pode auxiliar a compreensão de processos cognitivos na aprendizagem e na saúde (306)

Capítulo 20

Fisiologia e educação: como estudos com eletrocardiografia e medidas de condutância da pele podem contribuir para a construção de um ambiente propício para a aprendizagem (325)

Capítulo 21

Estimulações cerebrais não invasivas: as aplicações de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) na aprendizagem e na clínica (340)

SEÇÃO 4.  Tecnologias de processamento de imagens como ferramentas para auxiliar nos processos de avaliação cognitiva e de reabilitação 

Capítulo 22

Métodos de rastreio de movimento ocular aplicados à saúde e à educação (363)

Capítulo 23

Uso de sistemas de eye-tracking para avaliação de pessoas com autismo e síndrome de Rett (380)

Capítulo 24

Relação entre estresse e mães de indivíduos com autismo: um estudo usando FaceReader (393)

Capítulo 25

FISIOBEM – Software para auxílio no tratamento da paralisia facial (408)

SEÇÃO 5. Desafios dos sistemas de informação em educação e saúde

Capítulo 26

Sistemas de informação em saúde no atendimento clínico (425)

Capítulo 27

Gestação de risco e prematuridade: aplicativos móveis disponíveis na web para o sistema Android (444)

Capítulo 28

Desafios da COVID-19 na educação: o cuidado e educação (456)