Conversando sobre Alimentação Escolar como Estratégia de Educação e de Segurança Alimentar e Nutricional

 

29 de setembro de 2018 – das 8h30 às 17h00

VAGAS LIMITADAS

 

Local:
Memnon Edições Científicas
Rua França Pinto 941 – Vila Mariana – SP

 

Instrutoras:

Flávia Schwartzman (Nutricionista, Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Foi consultora do Programa Mundial de Alimentos e da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas por oito anos, trabalhando com projetos relacionados à alimentação escolar em países do Caribe, América Latina e Ucrânia.  Tem experiência na área de nutrição e alimentação em saúde pública, atuando nas áreas de alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e nutricional, promoção da alimentação saudável e compras públicas de agricultura familiar. Atualmente atua como consultora autônoma.

Rosana Maria Nogueira (Nutricionista, Doutora em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutoranda no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nutrição e alimentação em saúde pública, atuando prioritariamente na área de alimentação escolar e gestão de políticas públicas

 

Ementa:

Os programas de alimentação escolar (PAE) são reconhecidos, no Brasil e no mundo, como importantes políticas públicas de educação e saúde para a realização da segurança alimentar e nutricional (SAN), o cumprimento do direito humano à alimentação adequada (DHAA) e muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também têm o potencial de contribuir para a prevenção das distintas formas de má nutrição, por meio da oferta de alimentação saudável e adequada e da implementação de educação alimentar e nutricional. Além disso, constituem potente estratégia para o desenvolvimento sustentável e local, especialmente quando compram diretamente de agricultores familiares locais. Neste contexto, este encontro tem os objetivos de:

  • Apresentar e promover a reflexão sobre os programas de alimentação escolar, seu papel como promotores de SAN e do DHAA e os elementos que garantem a sua sustentabilidade, a partir de um enfoque amplo e holístico, contextualizando seus avanços no nível global.
  • Discutir sobre os avanços do Programa Nacional de Alimentação do Brasil (PNAE), ao longo das últimas décadas, focando em seus marcos legais, princípios e diretrizes, modalidades de gestão e execução, operacionalização dos recursos financeiros, modalidades de compra e compra da agricultura familiar, participação social e educação alimentar e nutricional.
  • Discutir e promover o debate sobre educação alimentar e nutricional no ambiente escolar focando, especificamente, nas metodologias mais eficazes para a adoção de práticas alimentares saudáveis, na implementação de hortas pedagógicas e nos desafios enfrentados para sua adequada implementação.
  • Apresentar resultados de algumas pesquisas sobre o tema alimentação escolar.

 

Programa:

8h30:

Recepção dos inscritos

9h00:

Programa de Alimentação Escolar como estratégia de segurança alimentar e nutricional e de cumprimento do direito humano à alimentação adequada nas escolas

9h45:

Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil (PNAE): avanços e práticas

11h45:

Comentários, perguntas e respostas

12h00:

Pausa para almoço

13h30:

Compras da agricultura familiar local para o Programa de Alimentação Escolar

14h15:

Pesquisas sobre o PNAE

15h15:

Pausa para café

15h30:

Educação alimentar e nutricional:

– Principais conceitos, abordagens, avanços e desafios

– Hortas escolares como ferramenta pedagógica

17h00:

Avaliação e encerramento do encontro.

 

Informações para inscrições:

Taxa de inscrição: R$ 190,00

DESCONTO DE 20% PARA INSCRIÇÕES REALIZADAS ATÉ 31 DE AGOSTO

Prazo final para inscrição:
até 24 de setembro de 2018

Procedimentos:
– Antes de realizar qualquer pagamento, certifique-se de que ainda haja disponibilidade de vagas pelo telefone (11) 5575-8444 ou pelo endereço eletrônico vendas@memnon.com.br.
– Para pagamento à vista, realize o depósito no valor correspondente em favor de:
Memnon Edições Científicas / CNPJ 55.802.847/0001-81
Banco Itau – Agência 0660 – Conta 31.686-0
Encaminhe o comprovante de depósito para vendas@memnon.com.br, acompanhado de nome, telefone de contato e profissão do inscrito.
– Para pagamento com cartão de crédito, ligue para (11) 5575-8444 para informar os dados do cartão com segurança.

Importante: Em caso de cancelamento da inscrição já realizada até dez dias antes do evento, serão restituídos 70% do valor pago após a realização do curso. Para cancelamentos realizados me-nos de dez dias antes do evento, a restituição do valor será realizada apenas em casos de cancelamento por motivo de força maior devidamente comprovado.